segunda-feira, 15 de maio de 2017

Aipim cozido com manteiga do programa Cozinha Prática com Rita Lobo

Não está para pão, bolo nem pensar, cansou de tapioca? Eleja esta receita para o café da manhã (sustenta à beça)

Ingredientes
500 g de aipim (também chamada de mandioca ou macaxeira)
50 g de manteiga em temperatura ambiente
½ colher (sopa) de mel
¼ de xícara (chá) de castanha-de-caju torrada sem sal picada

Modo de preparo
Numa tigela, misture a manteiga com o mel até ficar liso. Reserve.
Corte o aipim em fatias grandes de 8 cm. Descasque, lave e coloque na panela de pressão. Cubra com água, sem ultrapassar o nível máximo de ⅔ da panela, e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos.
Antes de abrir, deixe toda a pressão sair e a panela parar de apitar. Com uma escumadeira, transfira o aipim cozido para uma travessa, retire e descarte a fibra central. Sirva quente com a manteiga de mel e a castanha-de-caju picada.

Carne moída com molho de cerveja do programa Cozinha Prática com Rita Lobo

Ingredientes
1 kg de carne moída (patinho)
1 lata de cerveja preta (350 ml)
1 pimentão vermelho
1 cebola
3 dentes de alho
¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
1 xícara (chá) de água
3 colheres (sopa) de azeite
1 folha de louro
6 talos de cebolinha
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo
Retire a carne moída da geladeira e deixe em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes - ela não pode estar gelada na hora de ir para a panela. Leve pouco mais de 1 xícara (chá) de água para ferver (assim, o pouco que evaporar não vai interferir na medida da receita).
Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave, seque e corte o pimentão ao meio; descarte as sementes e corte cada metade em cubos de cerca de 1 cm.
Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e acrescente a carne - espalhe bem no fundo da panela para dourar melhor. Polvilhe com a farinha de trigo e deixe dourar, mexendo de vez em quando com a espátula para soltar os pedaços de carne. Se sua panela for pequena, doure a carne em duas etapas.
Transfira a carne dourada para uma tigela e mantenha a panela em fogo médio. Regue com o azeite restante, junte a cebola e o pimentão, tempere com uma pitada sal e refogue por cerca de 3 minutos. Acrescente o alho, o louro e mexa por mais 1 minuto para perfumar.
Adicione o extrato de tomate e misture bem. Regue com a cerveja preta aos poucos, raspando o fundo da panela com a espátula para dissolver os queimadinhos - eles dão sabor extra ao molho. Junte a água fervente, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até ferver.
Volte a carne dourada para a panela e misture bem. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos até o molho encorpar - o álcool da cerveja vai evaporar. Enquanto isso, lave, seque e fatie fino a parte verde da cebolinha.
Desligue o fogo, misture a cebolinha fatiada e sirva a seguir. A carne fica uma delícia acompanhada de palitos de mandioca assada.

Bolo de aipim com coco do programa Cozinha Prática com Rita Lobo

Ingredientes
500 g de aipim (também chamada de mandioca ou macaxeira)
3 ovos
¾ de xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite
100 g de coco ralado seco
1 pitada de sal
manteiga para untar a assadeira

Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma assadeira de 28 cm x 18 cm.
Descasque, lave e corte o aipim em pedaços pequenos de 3 cm. No liquidificador, bata o aipim com os ovos, o açúcar, o leite e o sal, até obter uma mistura lisa. Transfira para uma tigela e, com uma espátula, misture o coco seco ralado.
Transfira a massa para a assadeira untada, nivele com a espátula e leve ao forno para assar por 40 minutos, até dourar. Retire do forno e deixe amornar. Enquanto isso, prepare a calda.

Aipim assado crocante do programa Cozinha Prática com Rita Lobo

Ingredientes
1,5 kg de aipim (cerca de 1,2 kg se comprar já descascada) (também chamada de mandioca ou macaxeira)
3 colheres (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto


Modo de preparo
Aqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).
Corte o aipim em fatias grandes de cerca 8 cm de comprimento, descasque e lave bem sob água corrente. Transfira os pedaços para a panela de pressão e cubra com água, sem ultrapassar o nível máximo de ⅔ da panela.
Leve a panela ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos - o aipim deve estar cozida mas ainda firme para ser cortada em palitos. Desligue o fogo e, importante, deixe todo o vapor sair antes de abrir a panela.
Transfira o aipim cozido para um escorredor, deixe escorrer bem a água e amornar o suficiente para você conseguir manusear os pedaços. Regue uma assadeira grande com metade do azeite.
Corte cada pedaço de aipim ao meio, no sentido do comprimento, e cada metade em palitos de cerca de 2 cm de espessura. Disponha os palitos na assadeira, um ao lado do outro, e regue com o azeite restante. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, até que os pedaços fiquem dourados - na metade do tempo, vire com uma espátula para assar por igual. Retire do forno e sirva a seguir.

Torta de castanha-do-pará com sorvete de uísque, curry e chocolate pelo chef Alex Atala

Ingredientes
6 ovo
450 gramas de açúcar
250 gramas de castanha-do-pará
3 colheres (sopa) de farinha de rosca
10 gramas de curry (ou caril) de boa qualidade
pimenta-cumari em óleo a gosto
broto de rúcula a gosto

Preparo
Bata o açúcar e as gemas até ficarem esbranquiçadas
Rale a castanha e reserve
Bata as claras em uma batedeira e separe
Acrescente a castanha descascada com o creme esbranquiçado e, em seguida, adicione as claras em neve
Por último, misture a farinha de rosca
Disponha em uma forma de silicone e asse em forno a 170 °C, por aproximadamente 13 minutos
Deixe esfriar e desenforme
Com uma peneira, polvilhe o curry por cima.