sexta-feira, 28 de abril de 2017

Sopa Creme de Milho Verde com brócolis da chef Tania Carlquist

Ingredientes
1 lata de milho verde escorrido
1 xícaras (chá) de água
2 colheres (sopa) de amido de milho
2 xícaras (chá) de leite desnatado
3 colheres (sopa) de margarina
1/2 maço pequeno de brócolis picado
1 colher (chá) de sal

Modo de preparo
Bata no liquidificador o milho, a água e o amido de milho. Passe na peneira. Coloque o líquido em uma panela, junte o leite e a margarina. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até levantar fervura. 

Junte o brócolis e cozinhe por mais 10 minutos ou até que ele fique macio, mexendo de vez em quando. Tempere com o sal e sirva em seguida. 
Se desejar, bata no liquidificador apenas a metade do milho verde e acrescente o restante no final do cozimento.


Bolinho de chuva com massa de abóbora e recheio de chocolate do programa Cozinha Prática com Rita Lobo

Ingredientes
2 xícaras (chá) de abóbora cortada em cubos médios (cerca de 300 g)
¼ de xícara (chá) de água
¾ de xícara (chá) de farinha de trigo
1 ovo
¼ de xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
60 g de chocolate amargo (entre 50% e 60% de cacau)
4 xícaras (chá) de óleo para fritar
açúcar e canela para polvilhar

Modo de preparo
Coloque os cubos de abóbora numa tigela grande de vidro, junte a água e tampe com um prato. Leve para rodar no micro-ondas, em potência alta, por cerca de 8 minutos, até ficar macia - a abóbora vai cozinhar no vapor.
Na mesma tigela, passe a abóbora ainda quente pelo espremedor de batatas para formar um purê. Numa tigela pequena, quebre o ovo, junte o leite e bata com um garfo apenas para misturar.
Junte a mistura de ovo e leite ao purê de abóbora. Acrescente o açúcar, o sal, e mexa bem com o batedor de arame para deixar a mistura lisa. Junte a farinha aos poucos, mexendo bem - essa massa é um pouco mais consistente que a do bolinho de chuva tradicional. Por último, misture o fermento.
Numa panela média coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Para saber a temperatura de fritura, mergulhe um pedaço da massa e observe: se estufar e dourar, está no ponto. Enquanto isso, corte o chocolate em pedaços pequenos e forre uma travessa com papel-toalha.
Assim que o óleo aquecer, abaixe o fogo. Para fazer os bolinhos: mergulhe um pedaço de chocolate na massa; com uma colher de sobremesa, retire uma porção de massa (envolvendo o pedaço de chocolate) e, com outra colher transfira para o óleo quente. Atenção: cubra todo o pedaço de chocolate com massa para não estourar e não faça bolinhos muito grandes, pois eles inflam ao fritar.
Faça cerca de 8 bolinhos por vez e deixe fritar por cerca de 2 minutos até ficarem dourados - mexa de vez em quando com a escumadeira para dourar por igual. Com a escumadeira, transfira os bolinhos dourados para o prato forrado com o papel-toalha e repita com o restante da massa.
Num prato fundo, misture o açúcar com a canela e passe os bolinhos fritos. Sirva a seguir.