segunda-feira, 20 de março de 2017

Mini soufflé de queijo minas do programa Fazendo a Festa

Ingredientes
3 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de farinha de trigo
300ml de leite
4 gemas
4 claras
Sal, pimenta e noz moscada a gosto
300g de queijo minas

Modo de preparo
Derreta a manteiga, acrescente a farinha de trigo e deixe cozinhar um pouco.
Adicione o leite e deixe ferver, coloque as gemas e por fim o queijo minas.
Bata as claras em neve e a incorpore.
Coloque em ramekins e leve ao forno médio até que eles subam.
Sirva na hora.

Sardinha frita crocante com fubá da Cozinha Prática da Rita Lobo

Ingredientes
4 sardinhas frescas com pele, limpas e abertas
1/2 xícara (chá) de fubá
caldo de 1/2 limão
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
óleo para fritar
gomos de limão para servir



Modo de preparo
Numa travessa coloque as sardinhas, regue com o caldo de limão e tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe em temperatura ambiente enquanto separa os outros ingredientes.
Coloque o fubá num prato, tempere com sal e misture. Forre uma travessa com papel-toalha.
Leve ao fogo médio uma frigideira com cerca de 1/3 de xícara (chá) de óleo para aquecer - a quantidade de óleo pode variar de acordo com o tamanho da frigideira, use o suficiente apenas para cobrir o fundo.
Retire 2 sardinhas do tempero e deixe escorrer o excesso de caldo de limão. Passe pelo fubá, empanando bem dos dois lados - pressione delicadamente com as mãos para grudar.
Quando o óleo estiver quente, coloque delicadamente as sardinhas empanadas. Deixe por cerca de 3 minutos até ficar com a casquinha dourada. Com uma escumadeira, vire para dourar o outro lado por igual. Enquanto isso, empane as sardinhas restantes.
Transfira as sardinhas douradas para a travessa forrada com papel-toalha e frite o restante. Sirva a seguir com gomos de limão.

Ensopado de batata doce da Cozinha Pratica da Rita Lobo

Ingredientes
5 batatas-doces (cerca de 1 kg)
1 cebola
3 dentes de alho
1/2 colher (sopa) de gengibre ralado
1 colher (sopa) de extrato de tomate
2 colheres (chá) de curry
1 pimenta dedo-de-moça
2 colheres (sopa) de azeite
2 1/2 xícaras (chá) de água
4 folhas de couve
2 potes de iogurte natural sem açúcar (170 g cada pote)
sal a gosto

Modo de preparo
Faça o pré-preparo: descasque e corte as batatas em cubos grandes; transfira para uma tigela e cubra com a água para não escurecer; descasque e pique fino a cebola e o alho; lave, seque e rasgue as folhas de couve com as mãos; lave, seque, descarte as sementes e corte a pimenta-dedo-de-moça em fatias finas. Lave as mãos para que não fiquem ardendo!
Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 5 minutos, até começar a dourar. Acrescente o alho, o extrato de tomate, o curry, a pimenta e o gengibre e mexa por 2 minutos.
Junte as batatas com a água, misture para incorporar os sabores do refogado e deixe cozinhar em fogo médio até ferver. Diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 30 minutos, até a batata ficar macia.
Transfira uma concha do caldo com pedaços de batata para um prato fundo e amasse com um garfo. Volte o caldo para a panela e deixe cozinhar por mais 2 minutos para engrossar.
Desligue o fogo e misture as folhas de couve - elas cozinham com o calor do caldo. Tempere com sal e sirva a seguir com iogurte.

Batata-doce em calda com merengue da Cozinha Pratica da Rita Lobo

Ingredientes
para a batata-doce em calda:
3 batatas-doces (cerca de 600 g)
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água
1 canela em rama


Para o merengue:
3 claras de ovo
1 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo
Da batata-doce em calda
Descasque e corte as batatas em 3 pedaços.
Coloque o açúcar na panela de pressão e leve ao fogo médio por 5 minutos, mexendo de vez em quando, até derreter e formar um caramelo claro. Junte os pedaços de batata, a canela e a água. Tampe a panela e deixe cozinhar por apenas 4 minutos, depois que começar a apitar.
Desligue o fogo e espere toda a pressão sair antes de abrir a panela. Verifique com um garfo se as batatas estão cozidas - algumas podem demorar mais tempo que outras; se ainda estiverem duras, tampe a panela e deixe cozinhar por mais 2 minutos na pressão.
Transfira as batatas cozidas com a calda para um refratário de vidro e reserve enquanto prepara o merengue.
Dica: nesta etapa, a batata-doce já é uma sobremesa deliciosa e pode ser servida pura com a calda. Deixe esfriar antes de servir.

Do merengue
Preaqueça o forno a 220 ºC.
Leve uma panela pequena com água ao fogo médio - ela servirá de base para o banho-maria.
Numa tigela de vidro refratário (ou de inox), coloque as claras e o açúcar. Encaixe na panela-base e misture com um batedor de arame por 5 minutos, até o açúcar dissolver - cuidado para não cozinhar as claras. Para ter certeza que está no ponto, retire uma porção da mistura com uma colher e, com a ponta dos dedos, verifique se as claras estão aquecidas e sem grãozinhos de açúcar.
Transfira para a tigela da batedeira e bata em velocidade alta por cerca de 10 minutos, ou até esfriar e formar um merengue firme. Com uma colher, cubra a batata-doce com o merengue, formando picos.
Leve ao forno para assar por cerca de 10 minutos, até o merengue dourar. Sirva quente ou em temperatura ambiente.