Bolo de iogurte com especiarias do programa Cozinha Prática com Rita Lobo

Ingredientes
1 xícara (chá) de iogurte caseiro
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 ovos
1 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
2/3 de xícara (chá) de óleo de milho
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 colheres (chá) de canela em pó
3 colheres (chá) de gengibre em pó
3 bagas de cardamomo
1 pitada de noz-moscada ralada na hora
1 pitada de cravo em pó
manteiga para untar a forma
açúcar refinado e canela a gosto para polvilhar a forma

Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma redonda com furo no meio de 24 cm de diâmetro. Misture um pouco de açúcar refinado com canela, polvilhe a fôrma e chacoalhe bem para espalhar. Bata sobre a pia para retirar o excesso.
Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para o copo do liquidificador - se um estiver estragado você não perde a receita. Junte o iogurte, o óleo, o açúcar, a canela, o gengibre, a noz-moscada e o cravo em pó. Com uma faquinha, corte a ponta das bagas de cardamomo, retire as sementes e junte aos ingredientes. Bata por cerca de 3 minutos até ficar liso e transfira para uma tigela grande.
Adicione 1 xícara (chá) de farinha por vez, passando pela peneira, e misture delicadamente com o batedor de arame para incorporar. Por último misture o fermento.
Transfira a massa do bolo para a fôrma preparada e leve ao forno. Deixe assar por cerca de 35 minutos. Para saber se o bolo está assado, espete um palito: se sair limpo é sinal que está pronto; caso contrário deixe assar por mais alguns minutos.
Retire o bolo do forno e deixe esfriar por cerca de 20 minutos antes de desenformar. Sirva a seguir.

Iogurte caseiro da Rita Lobo

Ingredientes
1 litro de leite integral tipo A
1 pote de iogurte natural sem açúcar (170 g)

Modo de preparo
Retire o iogurte da geladeira e deixe em temperatura ambiente - ele não pode estar gelado na hora de misturar com o leite. Preaqueça o forno a 240 ºC (temperatura alta) por 15 minutos - após esse período, desligue o forno e mantenha a porta fechada para manter o calor.

Enquanto o forno aquece, coloque o leite numa panela média e leve ao fogo baixo. Mexa delicadamente com uma espátula por cerca de 15 minutos até começar a formar espuma na superfície. Atenção: não deixe ferver! Nesta etapa é importante mexer para impedir a formação de nata. Se você estiver usando um termômetro culinário, meça a temperatura: o leite deve atingir 90 ºC.

Transfira o leite para uma tigela de cerâmica, vidro, ou panela de ferro - quanto mais calor o recipiente reter, melhor para manter a temperatura de crescimento dos lactobacilos.

Deixe o leite esfriar mexendo de vez em quando, até amornar. Para verificar a temperatura, coloque o dedo indicador dentro do leite - você deve conseguir mantê-lo por 10 segundos. Se estiver usando um termômetro culinário, a temperatura ideal neste momento é ao redor de 45 ºC. Esse é ponto chave da receita: quando muito quente, o leite pode matar os micro-organismos responsáveis pela formação do iogurte; quando muito frio, ele não estimula o crescimento e atividade dos mesmos.

Numa tigela pequena coloque o iogurte e misture bem com uma concha do leite morno até dissolver. Acrescente a mistura ao restante do leite, misturando delicadamente.

Tampe a tigela com filme e embrulhe num pano grosso ou cobertor - a ideia é manter o leite aquecido. Coloque a tigela embrulhada dentro do forno aquecido (desligado) e deixe por no mínimo 8 horas até formar o iogurte (esse processo pode levar de 8 a 12 horas, dependendo da temperatura ambiente). Se preferir prepare na noite anterior.

Depois de pronto, leve a tigela com o iogurte para firmar na geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir. Consuma puro, com mel ou frutas.
Experimente também utilizar o iogurte caseiro nas seguintes receitas: iogurte com coco e mel, sacolé de iogurte com coco, tzatziki, ayran ou bolo de iogurte com especiarias 

OBS: se preferir, em vez de preparar o iogurte numa tigela grande, distribua o leite morno misturado com iogurte em 8 potes de vidro individuais com tampa e leve para descansar - assim o iogurte fica pronto e já porcionado!
Dica: no passo 6 da receita, em vez de utilizar o forno aquecido você pode manter a tigela embrulhada dentro de uma bolsa térmica e junto com garrafas de água quente (fechadas) - assim você consegue manter a temperatura morna do leite durante toda a noite.