Chutney de manga e maçã da Patricia Ferraz do programa Paladar

Perfeita para acompanhar assados e embutidos, esta receita de chutney é curinga para ter sempre na geladeira
Ingredientes
2 mangas grandes sem casca, cortadas em fatias finas
2 maçãs verdes picadas
2 cebolas grandes picadas
200 ml de vinagre de vinho branco
2 pimentas dedo-de-moça sem sementes fatiadas finamente
1/2 colher (chá) de mostarda em grãos
150g de açúcar cristal 
1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado
1/2 colher (chá) de cravo em pó
1 limão (as raspas e o suco) 

Preparo
  Ponha a cebola, o vinagre e a pimenta numa panela grande e cozinhe por 10 minutos. 
 Toste os grãos de mostarda numa frigideira até chiarem e ponha na panela com a cebola.  
Junte as frutas e cozinhe por 15 minutos, mexendo.
  Acrescente o açúcar, o gengibre, o cravo e as raspas de limão, cozinhe até ferver, mexendo e até atingir consistência de geleia rústica. 
 Ponha o suco de limão, mexa, tire do fogo e guarde em potes esterilizados.

Rougail: pasta de berinjelas queimadas com tomates-cereja e manjericão Receita da chef Gabriela Barretto do restaurante Chou

Ingredientes
4 berinjelas
300g de tomate-cereja
60 ml de azeite de oliva extravirgem
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
1/2 maço de manjericão anão desfolhado
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo
1  Acenda um fogo em uma churrasqueira e, quando estiver bem vivo, coloque as berinjelas diretamente sobre a chama. Se não tiver como acender um fogo de verdade, posicione-as sobre a chama do fogão, uma por boca. 
2  Deixe queimar sem medo até a pele adquirir pontos branco-acinzentados. Retire do fogo com um pegador e disponha em uma tigela. Cubra com plástico filme e deixe esfriar.
3  Prepare enquanto isso os tomatinhos. Coloque todos em uma assadeira, regue generosamente com azeite, tempere com sal, pimenta-do-reino e o açúcar mascavo. Leve ao forno preaquecido a 200°C por mais ou menos 30 minutos, ou até estarem queimadinhos e brilhantes. Reserve.
4  Coloque a berinjela sobre uma tábua, retire a pele e descarte. Você pode fazer isso com uma faca ou com uma colher, sairá facilmente. Não se desespere se ficarem alguns pedaços de casca carbonizada junto com a polpa.
5  Pique grosseiramente a polpa para transformá-la numa espécie de pasta. Coloque numa tigela e adicione os tomates, junto com todo o líquido azeitoso que se formou no fundo da assadeira. Se a maior parte dos resíduos estiver grudada na assadeira, aqueça-a rapidamente sobre a chama do fogão acrescentando um pouco de água para soltar os sabores concentrados. Misture tudo muito bem, inclusive as folhas de manjericão. Veja se precisa de mais sal. Se as berinjelas que você usou estiverem muito ácidas, adicione um pouquinho mais de açúcar. 
6 Sirva com pão ou acompanhando um bonito peixe.