sábado, 28 de janeiro de 2017

Torta de limão da Bela Gil

Ingredientes
Para a massa:
1 ½ xícara (chá) de farinha de aveia
2 colheres (sopa)  de chá de linhaça
2 colheres (sopa) de melado de cana
2 colheres (sopa) de óleo de coco
pitada de sal marinho

Para o recheio:
1 ½ xícara (chá) de castanha de caju, deixada de molho por pelo menos 4 horas
1/3 xícara (chá) de suco de limão
½ xícara (chá) de melado de cana
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
1 colher (sopa) de raspas de limão

Modo de preparo
Em uma tigela, misture todos os ingredientes da massa. Abra a massa e forre uma assadeira de fundo removível. Leve para assar por 15 minutos e deixe esfriar. Bata todos os ingredientes do recheio (exceto as raspas de limão) em um liquidificador até que vire um creme bem liso. Coloque a mistura em uma tigela média e adicione as raspas de limão. Arrume o recheio sobre a massa já desenformada. Decore com raspinhas de limão.

Ilha flutuante com creme inglês de chocolate do Olivier Anquier

Ingredientes
8 ovos
1 litro de leite
1 fava de baunilha (ou essência)
500g de açúcar
200g de chocolate amargo (raspado)
Sal


Modo de preparo
Ilhas Flutuantes:
Separe as claras das gemas. Acrescente uma pitada de sal e bata as claras em neve deixando bem consistente, acrescentando 120g de açúcar. A medida é de 15g para cada clara ou gema de ovo. Em uma panela com água começando a borbulhar, vá formando (com a ajuda de uma concha) as ilhas e colocando na água para cozinhar. Deixe mais ou menos três minutos de cada lado. A água não pode ferver para não desmanchar as ilhas. Assim que as claras estiverem mais durinhas, retire da água e deixe descansar em um pano.

Creme inglês e creme inglês de chocolate:
Coloque o leite em uma panela para ferver e coloque junto a fava de baunilha. Corte a fava na transversal para liberar o sabor - se for a essência, pingue algumas gotinhas. Bata as gemas colocando, aos poucos, 250g de açúcar até ficar branco. Misture as gemas ao leite bem devagar e sem parar de mexer, por cerca de 15 minutos. Quando o leite der uma engrossada tire do fogo, peneire e divida em dois recipientes. Em um dos recipientes misture o chocolate raspado e fique mexendo até derreter.

Caramelo:
Coloque o restante do açúcar na panela com um copo de água para diluir. Deixe no fogo até tomar consistência de caramelo, mas não mexa muito para não açucarar. Para servir, coloque uma concha de cada um dos cremes no prato, a ilha no meio e por cima o caramelo. Espere esfriar. O creme inglês pode ser feito antes e colocado na geladeira caso você prefira servir com ele gelado.