26/10/17

Saltimbocca Alla Romana e Aligot por Ana Maria Braga

Ingredientes - Saltimbocca Alla Romana
720g do miolo do filé mignon
6 fatias de presunto cru cortadas ao meio
4 folhas grandes de sálvia
1 colher (sopa) de farinha de trigo
75g de manteiga
200ml de vinho branco
sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Ingredientes - Aligot
500g de batata (de preferência, a Asterix)
120ml de creme de leite fresco (1/2 xícara de chá)
60ml de leite (1/4 de xícara de chá)
20g de manteiga
200g de queijo emmenthal ralado no ralo grosso
200g de queijo minas padrão ralado no ralo grosso
sal a gosto

Modo de Preparo - Saltimbocca Alla Romana
Corte o filé mignon em 12 escalopes pequenos com +/- 60 g cada.
Coloque cada escalope sobre uma tábua, cubra com filme plástico e bata com a palma da mão para achatar cada escalope até que fique com cerca de 5 mm de espessura.
Sobre cada escalope, coloque 1/2 fatia de presunto cru e 1 folha de sálvia. Prenda-os com um palito. Vire os escalopes ao contrário e tempere com sal e pimenta-do-reino moída a gosto. Espalhe a farinha de trigo em um prato e enfarinhe apenas o lado sem presunto de cada escalope.
Aqueça um pouco de manteiga em uma frigideira e coloque os escalopes (de 2 em 2), primeiro com o lado do presunto para baixo. Assim que dourar, vire e deixe dourar do outro lado. Adicione o vinho branco e sacuda a frigideira para que forme um molho não muito espesso. Vá dourando os escalpes de 2 em 2 para que não forme água na frigideira. Depois de prontos, vá reservando em um prato. Sirva os escalopes com aligot e o molho do fundo da panela.

Modo de Preparo - Aligot
Em uma panela, cozinhe as batatas com casca em água fervente e com 1 colher (sopa) de sal até que fiquem bem macias. Descasque e amasse cada batata com um espremedor de batatas ou garfo.
Transfira a batata amassada para uma panela e leve ao fogo baixo, com o creme de leite fresco, leite e a manteiga, mexendo sempre para não queimar.
Mantenha o fogo baixo e continue mexendo enquanto agrega aos poucos os queijos. Coloque os queijos aos poucos, mexendo sempre para incorporar no purê e ficar uma massa elástica. Acerte o sal e sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário foi encaminhado em breve responderemos.