24/07/17

Ciabatta do Chef Paulinho Pecora

Rendimento: 5 pães grandes ou 20 pequenos
Ingredientes
1, 65 litros de água
75 gr de fermento biológico fresco ( 25 gr do seco)
2250 gr de farinha de trigo branca
25 gr de sal
Azeite de oliva q.b.

Modo de Preparo
1. Combine a água com o fermento na tigela até que esteja completamente dissolvido.
2. Adicione a farinha e o sal e misturando com a ponta dos dedos, sovando bem até que a massa esteja lisa e elástica ( o ponto da massa é mais mole e grudenta pois ela trabalha com 68% de água).
3. Coloque a massa em um recipiente ligeiramente untado com azeite, tampe e deixe a massa crescer até dobrar de volume. Cerca de 1 hora.
4. Retire a massa da tigela e passe para uma superfície de trabalho bem enfarinhada. Jogue mais farinha e comece estender a massa em formato retângulo e com 1 cm de altura
5. Estenda delicadamente em formato de retângulo com cerca de 25 cm X 45 cm. Corte o formato desejado e acomode nas assadeiras bem delicadamente, deixe fermentando por mais 1 hora, bem coberta e vedada para que dobre de tamanho.
6. Após esta fermentação e com a ajuda de uma espátula, deverá proceder com os cortes. Caso queira trabalhar com pão menores corte em tamanho menor e estenda pela forma como ensino abaixo.
7. Asse em forno 220 a 230ºC (Se possível com vapor, pra isso basta pulverizar o forno quente com água fria !) até dourar (cerca de 30 minutos a 40 minutos)
8. Retire as ciabattas da assadeira e, se desejar, pincele-as com azeite e salpique com flor de sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário foi encaminhado em breve responderemos.