Pão de batata doce chef André Nogal

Ingredientes
3,5 xícaras de farinha de trigo (pode precisar de mais dependendo da farinha)
3/4 de xícara de leite (se o dia estiver frio, use leite morno)
2 ovos (+ 2 gemas para pincelar)
4 colheres de sopa de açúcar (use 6 caso queira um pão mais doce)
50 g de manteiga com sal (se estiver usando sem sal, adicione uma pitada de sal à massa)
250 g de batata doce cozida e amassada
10 g de fermento biológico fresco


Preparo
Coloque o leite, os ovos, o açúcar, a manteiga e o fermento em uma tigela grande e misture até dissolver o fermento e o açúcar. Junte a batata doce e misture até homogeneizar. Feito isso, comece a misturar a farinha aos poucos. A massa deve soltar das mãos, então adicione a farinha até atingir esse ponto.
Sove a massa por aproximadamente cinco minutos e depois deixe descansar em um local fechado (dentro do forno é uma boa pedida) durante vinte minutos. Depois desse período, sove a massa mais um pouco e modele os pães de acordo com seu gosto, já colocando no tabuleiro onde eles irão assar (untado previamente com manteiga e farinha). Cubra o tabuleiro com um pano de prato limpo e deixe crescer até dobrar de volume (geralmente uns cinquenta minutos).
Preaqueça o forno na temperatura máxima por, no mínimo, quinze minutos. Antes de levar ao forno, faça pequenos cortes na superfície dos pães e pincele com as gemas batidas e um poco de açúcar. Reduza a temperatura do forno para 220º e asse os pães até dourarem (o tempo depende do forno, mas gira em torno de trinta a quarenta minutos).

Sunomono de Lichia (Kinoshita – Chef Tsuyoshi Murakami)

Ingredientes
3 unidades de lichia em calda
1 pepino japonês
½ nabo
1 pimenta dedo-de-moça
100ml de suco de limão tahiti
100ml de suco de laranja pera
100ml de Shoyu Kinkoman suave
15gr de flocos secos de peixe bonito (katsuoboshi)
1 alga Kombu
Raspas de limão siciliano
Sal a gosto

Modo de preparo
Molho: Misture os sucos de laranja e limão, adicione o shoyu, a alga e o katsuoboshi, reserve um dia antes do preparo do prato. Momiji oroshi: Descasque o nabo, faça furos no sentido do comprimento, recheie os furos com a pimenta sem as sementes. Rale em movimentos circulares, reserve refrigerado.Pepino: Faça fatias finas e adicione sal para desidratar, reserve por cinco minutos em uma peneira para que a água escorra. Lave em água corrente e reserve novamente na peneira para retirar o excesso de água. Finalização: Faça uma base com as lichias, sobreponha com o pepino desidrato e o momiji oroshi. Regue com o molho e as raspas de limão siciliano.

Cassoulet (Le Jazz – Chef Chico Ferreira)


Ingredientes
1 kg de feijão branco
1 bouquet garni
1 kg de linguiça fresca
4 manchons de canard confit
½ kg de bacon em pedaços grandes
1 colher de sopa da gordura do confit
1 cebola
4 dente de alho
3 cenouras em rodelas de 1 cm
1 litro de caldo de frango
2 colheres de sopa de extrato de tomate

Modo de preparo
Cozinhar o feijão com o bouquet garni e água por 2 horas até que fique cozido mas ainda “al dente”. Em uma panela fritar os manchons até que fiquem bem crocantes e reservar. Desfiar a carne em pedaços grandes, e colocar os ossos para cozinhar com o feijão. Fritar o bacon e a linguiça na mesma panela, até que fiquem bem crocantes, retirar 2/3 da gordura da frigideira e juntar a cebola, a cenoura e o alho, refogar mais um pouco e colocar a carne do pato grosseiramente desfiada. Acrescentar o caldo de frango. Despejar tudo no feijão, retirar os ossos do pato, colocar o extrato de tomate e deixar cozinhar por tudo por 30 minutos. Servir no prato fundo, gratinado com a farinha de pão da brandade e um manchon frito no meio.

Torta Caprese do Chef Benny Novak)


Ingredientes
3 xícaras de chá de farinha de amêndoas
1 xícara de chá bem cheia de açúcar
6 ovos
1 xícara de chá de manteiga sem sal
300g de chocolate 70% em barra
½ xícara de chá de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo
Em micro-ondas, derreter o chocolate (barra) e a manteiga. Bater os açúcares e ovos na batedeira em velocidade baixa. Acrescentar a manteiga e o chocolate derretidos e depois a farinha de amêndoas. Mexer bem devagar. Assar a 160°C por 50 minutos, em forma de fundo falso, untada com manteiga e polvilhada com chocolate em pó.