segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Tartar de salmão do programa Cozinha Prática com Rita Lobo

Ingredientes
1 filé de salmão sem a pele (cerca de 200 g)
1/2 cebola roxa
1 colher (sopa) de mostarda de Dijon
1/2 colher (sopa) de maionese caseira (veja a receita aqui)
sal a gosto
folhas de endro a gosto
1 minibaguete para servir

Modo de preparo
Comece o preparo pelas torradas: preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média); corte a baguete em fatias finas, na diagonal, transfira para uma assadeira e leve ao forno para assar por cerca de 10 minutos até ficarem levemente douradas. Retire as torradas do forno e deixe amornar (se preferir, prepare no dia anterior).
Descasque e pique bem fino a cebola. Corte o filé de salmão em tiras finas e as tiras em cubos. Pique novamente os pedaços, até ficarem bem miúdos.
Numa tigela misture o salmão com a cebola e a mostarda. Junte a maionese aos poucos, até dar o ponto - a ideia é unificar a textura e os sabores. Prove e tempere com sal a gosto. Coloque sobre as torradas, salpique com as folhas de endro e sirva a seguir.

Cuscuz marroquino do programa cozinha prática com Rita Lobo

Ingredientes
Para o cuscuz:
1/3 de xícara (chá) de cuscuz marroquino
1/2 abobrinha
1/2 pimentão amarelo
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Para o molho:
1/2 cebola-roxa
caldo de 1/2 laranja-baía
1/4 de colher (sopa) de azeite
sal a gosto

Modo de preparo
Do Cuscuz
Leve uma jarra de vidro com ½ xícara (chá) de água para aquecer no micro-ondas por cerca de 1 minuto. Numa tigela pequena, coloque o cuscuz marroquino, regue com a água quente, tempere com uma pitada de sal e um fio de azeite. Misture, tampe com um prato e deixe abafando por 5 minutos.
Lave, seque e descarte as pontas da abobrinha. Com o descascador de legumes faça fatias finas, no sentido do comprimento, apenas até chegar ao miolo - utilize o restante para outra receita. Lave, seque e corte o pimentão ao meio. Descarte as sementes e corte uma das metades em cubos médios - reserve a outra metade para uma próxima receita.
Leve ao fogo médio uma frigideira, de preferência antiaderente. Quando aquecer, regue com 1 colher (chá) de azeite e acrescente o pimentão. Deixe dourar por cerca de 3 minutos, mexendo de vez em quando com uma espátula. Tempere com sal e pimenta a gosto e transfira para um prato.
Solte o cuscuz marroquino com um garfo. Num prato, disponha o cuscuz no centro; dobre ao meio e coloque as fatias de abobrinha sobre o cuscuz, e os pimentões grelhados ao redor. Sirva a seguir com o molho de laranja.
Do molho
Descasque e pique fino a cebola. Transfira para um pote de vidro com tampa e junte o caldo de laranja e o azeite. Tempere com sal a gosto, tampe e agite bem para misturar.

Macarrão primavera em uma panela só programa Cozinha Prática com Rita Lobo

Ingredientes
1 xícara (chá) de farfalle (ou outra massa curta de grano duro)
1/2 abobrinha
1/4 de pimentão-amarelo médio
1/4 xícara (chá) de ervilhas frescas (ou congeladas)
1 1/2 xícara (chá) de água
1/2 colher (sopa) de azeite
1/4 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1/2 colher (chá) de sal
2 ramos de salsinha fresca
pimenta-do-reino moída na hora a gosto
lascas de parmesão a gosto para servir

Modo de preparo
Lave e seque a abobrinha, o pimentão e a salsinha. Corte a abobrinha ao meio, no sentido do comprimento e fatie uma das metades em meias-luas finas - reserve a outra metade para uma próxima receita. Corte o pimentão ao meio, descarte as sementes e corte uma das metades em cubos pequenos - reserve o restante para outra receita.
Numa panela pequena (nós usamos uma de 16 cm de diâmetro), misture o macarrão, a abobrinha, o pimentão, as ervilhas, o azeite, o sal e a água. Leve ao fogo médio e, quando ferver, deixe cozinhar por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando - assim os legumes e o macarrão cozinham por igual.
Desligue o fogo, junte o parmesão ralado e misture bem. Transfira para um prato, tempere com pimenta-do-reino moída na hora a gosto e salpique com as folhas de salsinha. Sirva a seguir com lascas de queijo parmesão.