Semifredo de amendoim com shot de cafe da Rita Lobo


Esta versão a jato da clássica sobremesa italiana é preparada com pasta de amendoim

Ingredientes
1/3 de xícara (chá) de pasta de amendoim sem açúcar
1 colher (sopa) de mel 
1/2 xícara (chá) de caldo de laranja 
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco 
amendoim torrado, sem sal picado a gosto

Preparo
1. Numa tigela média coloque a pasta de amendoim, o mel e o caldo de laranja. Mexa bem com uma espátula até formar um creme liso.
2. Numa outra tigela, coloque o creme de leite fresco e bata com o batedor de arame por cerca de 3 minutos, até o formar um creme firme.
3. Junte cerca de 1/3 do creme batido à pasta de amendoim e misture bem com a espátula para incorporar. Adicione o restante do creme batido e misture delicadamente, fazendo movimentos circulares de baixo para cima - assim você não perde o ar do creme de leite batido e o semifredo fica levíssimo.
4. Transfira a base do semifredo para copos individuais (ou tigelas para sobremesa) e leve ao congelador por, no mínimo, 1 hora para firmar.
5. Retire o semifredo do congelador e deixe em temperatura ambiente por 10 minutos antes de servir - assim ele perde um pouco do gelo e fica mais cremoso. Sirva acompanhado de um shot de café e amendoim picado a gosto.

Tuiles de baunilha por Rita Lobo

Estes biscoitinhos em forma de telha são um arraso: leves, bem crocantes e deixam um delicado sabor de baunilha na boca.

Ingredientes
3 claras 
1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro 
3/4 xícara (chá) de farinha de trigo 
4 colheres (sopa) de manteiga (derretida)
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar
1/4 colher (chá) de essência de baunilha 

Preparo
1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).
2. Unte uma assadeira grande com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.
2. Unte um rolo de abrir massa com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.
3. Na batedeira, junte as claras e o açúcar. Bata até obter uma espuma. 
4. Junte a farinha de trigo e misture levemente. Adicione a manteiga derretida, a essência de baunilha e mexa bem com uma espátula para incorporar. 
5. Cubra a tigela com filme e leve à geladeira para a descansar por 30 minutos.
6. Sobre a assadeira preparada, coloque uma colher (chá) de massa e espalhe com a parte côncava da colher para formar um disco de 5 cm de diâmetro. Repita a operação até preencher a assadeira. É importante deixar espaços entre os círculos para que eles não grudem ao assar.
7. Leve a assadeira ao forno preaquecido e deixe por 5 minutos, ou até que as bordas da massa comecem a dourar.
8. Com uma espátula, retire um disco de massa da assadeira. Rapidamente, coloque o disco sobre o rolo untado, pressione com a mão para que pegue o formato do rolo. Repita a operação com os outros discos. Este passo deve ser feito rapidamente porque senão os discos esfriam e se quebram se pressionados contra o rolo.
9. Repita os procedimentos até acabar com a massa. É importante untar a fôrma a cada vez que ela for utilizada para as tuiles não grudarem.