14/08/16

Geléia de morango caseira da Rainha da Cocada

Ingredientes
340g de morangos
130g de açúcar
5ml de suco de limão

Para fazer a geléia
Em uma panela, coloque os morangos limpos e sem os cabinhos. Amasse grosseiramente com um garfo, adicione o açúcar e deixe descansando por 10 minutos. Jogue o suco de limão e cozinhe em fogo médio, mexendo de vez em quando.
A espuminha rosada que se formar pode ser retirada se você preferir, isso vai evitar que a geleia fique turva. Depois de 20 minutos de fervura, a geleia deve estar espessa. Passe a espátula no meio dela, se abrir um canal que não se fecha, pode tirar do fogo.

Como esterilizar os vidros
Pegue aqueles vidros de conserva entulhados no fundo do armário e lave muito bem com detergente e água quente. Coloque-os em uma panela funda e remova as tampas de alumínio, que devem ser fervidas em outra panela. Cubra-os completamente com água e ferva por 10 minutos. As tampas de alumínio não podem ser fervidas a todo vapor, mantenha as bolhas pequenas.
Depois desse tempo, retire com um pegador, não pode encostar o dedo! Deixe-os escorrendo sobre um pano limpinho ou papel toalha e eles estarão prontos para receber a sua geleia de morango e outras obras-primas de sua criação.
Sem encostar um fio de cabelo sequer, coloque a geleia quente nos vidros. Limpe as beiradas e leve novamente para a panela, para ferver por mais 15 minutos. Retire-os da água e deixe esfriando. Se os vidros tiverem sido selados corretamente, a tampa vai ter descido um pouco.

A esterilização é um processo simples, mas indispensável para a conservação dos alimentos e para o seu bem estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário foi encaminhado em breve responderemos.